Arte Contemporanea Patricia Araujo Acervo de Imagens 1000 Arquivos

Arte Contemporanea Patricia Araujo Acervo de Imagens 1000 Arquivos
Obra de Arte Patricia Araujo Vendo R$4.000,00 patriciaaraujodesigner@gmail.com , Possuo Acervo 1000 Imagens Seleção

MODA

SURGIMENTO, ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS E HISTÓRICO


A Moda não pertence a todas as épocas nem a todas as Civilizações. O fenômeno Moda só surge no final da Idade Média e início da Idade Moderna devido aos fatos e contextos históricos neste período. Ao emergir a Classe Burguesa, que se fortalece economicamente e com isso vai aos poucos se declinando com o Antigo Sistema Econômico Feudal onde o Rei detinha o “Poder simbólico” e os donos dos feudos e que detinham o “Poder de fato”. Na verdade a Burguesia passou a ter um certo prestígio e pode aos poucos dentro desse contexto se afirmar como Classe. O Rei ao assumir o Poder de fato e ao proteger e criar Leis com os objetivos de sustentação do seu Poder e proteger as demais Classes criou um sistema que permitiu também a criação dos Estados Nacionais, que apartir daí passou aos poucos a se vestir melhor e a imitar a Nobreza, que por sua vez passou a criar e a diferenciar suas roupas, eis, pois de onde vem o princípio da Criação da Moda.


EFEMERIDADE


A lógica do efêmero é uma das características essenciais da Moda, porque as Criações são feitas para um determinado período, contexto, época, sendo assim tudo que se cria tem seu tempo de utilidade de uso e depois se transforma novamente em novas idéias e Criações que atenderão a um outro período e contextos diferentes. A Moda por sua vez existe exatamente dessa efemeridade, porque ela “nasce” e "morre” e “renasce” novamente de acordo com as necessidades vigentes.


SUBJETIVIDADE


A Subjetividade está relacionada ao nosso modo se ser e principalmente de se vestir. A Moda dita tendências que vamos aceitar ou não, por isso sabemos da importância de fato de nos conhecermos, de sabermos quem somos, porque dessa forma poderemos trilhar nosso caminho como pessoas e procurar mos vestir de acordo com a nossa subjetividade, pois a roupa é o suporte do corpo e poderá nos ajudar a reforçar quem somos. Há a possibilidade de se fazer apresentar e representar através dele utilizando-o como: matéria, fantasia arte e discurso. O vestir exerce comunicação podendo dessa forma compor personagens e seus papéis. A nossa forma de agir, pensar e viver estão relacionados à nossa Subjetividade, o modo como nos relacionamos e convivemos com as pessoas está diretamente interligado também. Através dela podemos nos vestir como queremos e principalmente ser quem queremos ser.


A FANTASIA E A ESTÉTICA


A Fantasia e a Estética estão presente no Sistema de Moda contemporâneo. No mundo atual podemos ser pessoas diferentes pela manha, tarde e noite, pois para isso basta que usemos roupas distintas fazendo com que possamos de acordo com as roupas escolhidas por nós sermos, aparentarmos personalidades distintas. Na verdade podemos brincar com os “looks” o tempo todo e para isso é necessário que tenhamos criatividade e talento, afinal a Moda existe para isso, e nos permite fantasiar e brincar de ser, se for o caso, uma pessoa diferente a cada dia.



COMPORTAMENTO

A Teoria do “Behaviorismo” está relacionada ao Comportamento, Associassionismo em que se observa a relação estímulo e resposta para se saber como e quando agir, sabemos da existência do estímulo resposta voluntário e involuntário, isso vai depender do contexto e aplicabilidade da situação. O homem é produto das associações estabelecidas durante a sua vida, podemos dizer que ele se situa entre os estímulos do “meio” e respostas “manifestações comportamentais”. O importante é ressaltarmos a influência das associações estabelecidas por nós durante a vida e que essas associações poderão resultar e influenciar em nossas ações e comportamento futuros. Desde que nascemos e crescemos estamos subjugados aos ensinamentos de nossas Famílias e da Sociedade de um modo geral, estamos sendo educados para que saibamos como nos comportar em Sociedade. O Comportamento, no entanto é um aprendizado que adquirimos ao longo dos anos de nossa educação, isso desde que queiramos segui-lá, pois há também a alternativa de aprendermos algo e fazermos exatamente o contrário. Afinal temos o direito de fazer do nosso corpo uma propriedade nossa, assim como das ações também. Cada História é singular e a Moda permite que surjam as misturas entre as roupas, sapatos, maquiagens, cabelo, e Comportamento, lembrando das subjetividades individuais que valorizem a interação do que possuímos com a nossa história e a nossa realidade. “Sou o que quero ser, não importa o que pensem de mim”.



ATITUDE

Atitude “Processo da consciência individual que determina a real ou possível actividade do indivíduo no mundo social”. Atitude então, requer ação contínua em prol de algo em que se acredita ou simplesmente se prioriza, ou ainda se quer viver, seja quais forem os motivos de cada um. O discurso poderá ser diferente ou não, criativo, inovador e até mesmo repetitivo, isso dependerá do foco de quem atua e de quem observa, ainda mais quando temos em pauta o tema da Moda e Comportamento que tantos discursos e representações podem nos oferecer, basta estarmos atentos aos mais variados estilos e personalidades para fazermos a leitura e quando necessário a releitura do que nos é apresentado. Atitude e Conceito são, portanto ações recorrentes ao tema da Moda e sinalizam sempre alguma mensagem que se não for detectada de imediato, o será posteriormente de forma implícita. A Moda pode ser considerada uma linguagem só que devemos ter o cuidado de “rotular” estilos e interpretar mensagens para que não incorramos em erros, visto que na contemporaneidade apresenta-se uma complexidade maior dos fatores envolvidos e interligados ao assunto.

MODA, COMPORTAMENTO E ATITUDE, têm como objetivo, divulgar e trocar informações com todos aqueles que se interessarem pelos temas e assuntos que o permeiem. Lembrando a todos que estou em processo de formação e consolidação de conhecimentos.


ARAÚJO, P. S. Moda Comportamento Atitude. Belo Horizonte, 06 de Julho de 2010.

Beijos,

Patrícia Araújo


quinta-feira, 19 de julho de 2012

TOURS - FRANCE - VIEUX TOURS Regiao antiga e muito frequentada tanto pelos turistas quanto pelos moradores da cidade. Imperdivel

TOURS Regiao antiga e muito frequentada tanto pelos turistas quanto pelos moradores da cidade. Imperdivel

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